Olá

Seja muito bem vindo e volte sempre que quiser!!






segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pressão Alta

Olá,
Vamos começar com os assuntos interessantes. Na 20ª semana fui a consulta do pré-natal normalmente, conversei com o médico sobre entrar na hidroginástica ele liberou mas só com grupo da terceira idade, bem de leve e fomos aos exames, peso, pressão, medir o tamanho do útero, tudo certinho, quando ele verificou minha pressão fez uma cara pouco agradável e o seguinte comentário: " Aconteceu o que eu sabia que aconteceria, mas não agora", Foi verificar no outro braço e me disse: " você esta com a pressão alta"!
Eu nem tive tempo de responder veio o turbilhão de perguntas e recomendações, sal? eu não como, nunca comi comida com sal coloco o mínimo pra dar gosto, minha pressão sempre foi normal, eu não tinha feito esforço, fui de carro e a hidro, estava cancelada!
Até então eu não percebi a gravidade, saí de la´com 1 receita de remédio pra pressão e recomendação para me afastar do estágio, não me esforçar e somente ir pra faculdade, fazer repouso.
O médico me perguntava se eu não sentia dor de cabeça, pressão na nuca, eu não sentia nadinha, eis que ele me fala: " nenhum incomodo no estômago?" pensei...OPAAAA, eu sinto como se tivesse um pão francês entalado no meu estômago! e bingooo; esse era meu sintoma de pressão alta.
Bem na época da gravidez tinha  uma aula na faculdade chamada Nutrição e Desenvolvimento Humano II (NDHII) e o módulo era justamente sobre recém nascidos e bebês até 1 ano de vida. Eu ja tinha estudado sobre a gravidez e ja sabia sobre a pressão alta e suas consequências.
Confesso que foi complicado fazer repouso durante todo restante da gravidez por que eu não tinha nenhum sintoma de pressão alta, então eu ia ficar deitada com mil coisas pra comprar, fazer, organizar e pensar?
Enfim, tomei o remédio diariamente e certinho, e minha pressão não abaixou, aumentava cada vez mais.
Comecei a ficar bem preocupada e o médico mais ainda, nas vésperas do natal ele me receitou mais 1 remédio, no final da gestação eu tomava 12 comprimidos por dia, minha pressão estava alta, no dia do parto eu fiz o jejum e tive que tomar os remédios também.
O repouso no final da gravidez era absoluto, eu tinha que ficar num quarto escuro, não podia falar no telefone, tomava banho sentada, só podia ficar deitada do lado esquerdo e estava apavorada.
No sétimo mês, tive um aumento de peso expressivo  10 quilos, e eu fiquei pasma, mas não era por comer demais, eu ja estava com pré-eclâmpsia moderada. A data pro Artur nascer era prevista para 9 de março de 2009  ele nasceu dia 12 de fevereiro de 2009 eu estava com 37 semanas fazia ultra som com Doppler colorido toda santa  semana e 15 dias antes do nascimento ele parou de ganhar peso. Eu rezei tanto, que  de 1 semana para outra ele ganho mais de 1 quilo e aí meu médico ,sutilmente, me avisou que o parto seria "amanhã". Eu ja estava com tudo pronto.
Meus pés estavam muito inchados, minhas pernas também pesavam demais, eu estava muito pesada, minha barriga muito grande, e eu não suportava mais meu próprio peso.
Os pés, o peso das pernas eram meus único incômodos relacionados a pré-eclâmpsia.
Todos sabemos do risco de ter pressão alta em gravidez após os 30 anos, e naturalmente a pressão sobe em qualquer mulher em qualquer idade no fim da gestação.
O que me preocupava era a hora do parto que é o momento crucial da pré-eclâmpsia, a pressão pode subir demais e nossa vida acaba entrando em risco. Mas graça a Deus deu tudo certo e contarei sobre meu parto em outro post.
O Artur nisso tudo, estava ótimo, fazendo bagunça na minha barriga, perfeito, peso, tamanho adequados, e ele continua assim até hoje, saudável esperto e perfeito, abençoado por Deus!

bjks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página