Olá

Seja muito bem vindo e volte sempre que quiser!!






quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Quantas horas a criança deve dormir?

Não existe regra, existem fases desde qdo nascem que todos bebês passam e dormem determinadas horas por dia, alguns dormem mais, outros menos, pois existem as influências,do ambiente, da família e a própria rotina familiar também. Nos primeiros meses, os hábitos do bebê são exatamente os mesmos de quando estavam na nossa barriga, o Artur acordava na minha barriga a 1h da madruga e ficava brincando ele fez isso nos 2 primeiros meses fora dela, depois entra no ritmo que a família tem e é claro tem que se adaptar ao bebê também.
Mas o fato é que eu estava hj falando com uma amigona que levou o filho no médico e o médico disse que acordar as 9h30 da manhã era tarde pro menino, cada mãe é uma mãe e cada criança é uma criança, não vou entrar no mérito da minha amiga e do filho lindão dela pq existem outros fatos nessa história, mas falando sobre o meu filho, eu jamais acordei o Artur pra qualquer coisa que seja, claro que quando ele era menor, eu não o deixava dormir muito sem mamar (qdo ele só mamava no peito) por causa de hipoglicemia, mas qdo ele começou a comer, ele sempre dormiu qdo quis e o tanto que quis.
Eu conheço meu filho e uma das coisas que não da pra aguentar nele é qdo ele esta com sono e qdo é acordado..gentemmmm é um nojo! afff.... ele tem fases, atualmente, ele dorme quase 12horas, ele tem uma rotina rígida com horários pra comer, tomar, banho e dormir a noite, 22h30 é o máximo permitido, porém não tem horário pra acordar, tem dias que ele acorda 9h e da umas 11h ele cochila até o almoço, tem dias que ele acorda as 10h30 que é o mais comum, ja falei com o pediatra dele que  deu risada não há nada de anormal se ele esta dormindo é pq esta com sono! além disso o período que a criança dorme, é um período de aprendizado, eles assimilam o que aprenderam durante o dia, o Artur tem sono profundo, e é fato que quando ele tem fome acorda de madruga pra pedir um leitinho.Durante a tarde ele também cochila umas 16h ele ja esta pedindo berço e vai até as 18h mais ou menos, mas eu nunca o acordei nem pra tomar banho.
Agora essa história antiga de que o sono alimenta...gente é baléla...não caiam nessa, não! a criança principalmente os bebês entram em hipoglicemia ( baixa de açúcar no sangue) se ficam mais de 3 horas sem se alimentar, e vc acha que ele esta dormindo e ele esta com hipoglicemia aprendi isso no curso de enfermagem e o médico me disse isso o dia que tirei meu filho do hospital!
Igual a história de que bebê gordinho é sinal de saúde; tenho vontade de esganar a pessoa que me diz essa frase, bebê, criança gordinha é sinal de pouca saúde, gente, não pode a criança tem que ficar na faixa de peso adequada, nada de gorduras a mais, tem que  controlar, a obesidade hoje no mundo é muito maior e mais grave que a desnutrição, o problema é maior e é tratada como Doença Crônica Degenerativa.
Tenho um sobrinho adolescente obeso, só Deus e ele sabem como ele mesmo sofre, existe preconceito na escola, na rua ainda mais para os meninos, eu fui adolescente obesa e não desejo isso pra ninguém.

Enfim voltando pro sono pq falarei de peso mais pra frente, EU ANA PAULA, sou contra acordar criança, cronometrar tempo de soneca, a criança dorme qdo tem sono, porém sou super a favor de horários, estabelecidos, rotina inclusive para brincar por que assim a criança não se sente perdida, e limite de espaço também, o Artur por exemplo ja entendeu que o limite dele na casa é restrito a sala e quarto dele por enquanto, no meu quarto só comigo ou com o pai, banheiro só pra tomar banho por enquanto e cozinha nem pensar!

Bjks e aproveito pra agradecer o carinho e comentários das minha amigas, do meu pai e os e-mails tbém.
Colaborem qdo quiserem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página