Olá

Seja muito bem vindo e volte sempre que quiser!!






terça-feira, 24 de agosto de 2010

UTI Neo-Natal

Olá,
Vou resumir o que aconteceu com o Artur durante o período que esteve na UTI.
Quando eu fui vê-lo as 00h do dia em que ele nasceu, a médica disse que ele estava tomando antibióticos pois estava com pneumonia, ele estava sedado, com um catéter no umbigo, e ligado ao respirador, entubado, ele estava dormindo como um anjinho cheio de fios, e eu nem ouvi mais o que a médica falou pois eu perguntei se poderia tocá-lo e abri a incubadora ( uma portinha circular) e coloquei as mãos nos pés, perninhas dele,ele estava só de fraldas, bem quentinho, eu falei: Oi filho é a mamãe que esta aqui! e falo isso pra ele até hoje quando ele se assusta.
Não chorei, pq não queria que ele me sentisse triste, eu queria que ele soubesse que eu estava lá, ao lado dele. No dis seguinte eu queria ir vê-lo mas eu tinha medo e sempre pedia pro papai ir primeiro e voltar com as 1ª notícias, daí então eu ia, não dava para ficar lá o tempo todo, pois eu estava operada, tinha remédios para tomar o controle da minha pressão, ainda era rigoroso e ela ja estava normalizada, mas eu ia sempre que dava eu queria amamentá-lo mas não dava ele estava com sonda na boca, e estava com uma infecção, que ninguém soube explicar se era pneumonia ou não, pois o teste de pneumonia deu negativo, ele estava acordado quando eu fui vê-lo e ele chorava , mas não dava para ouvir o som do choro, por causa do tubo do respirador, ele estava bem apesar de tudo porém ele estava com a saturação baixa ainda e ela oscilava sempre. Começamos então uma busca por outras opiniões de pediatras de fora do hospital, passávamos as informações que tínhamos e alguns ligavam para falar com os pediatras que o estavam atendendo a resposta de todos era que estava tudo sendo feito corretamente e não havia mais nada a se fazer, que tudo daria certo! Mas qual mãe acredita nisso?
eu olhava outras mães de UTI, que estavam lá desde dezembro e pensava: " meu Deus, será que terei que passar por isso também?" tinham casos mais graves e tristes infelizmente, que o do Artur mas cada mãe só se importa com o seu filho.
No sábado, eu pedi pro pai dele levar as coisas embora, pois eu teria alta no domingo e não queria sair da maternidade, carregando as coisas dele, sem ele nos braços, e pedi pra que ele fechasse a porta do quarto também pois eu não entraria no quarto do Artur sem ele.
Eu precisava me apegar a algo pois se não desmoronaria, eu precisava me ocupar, porque era muito triste passar pelo corredor do hospital e ver as mães com os bebês no quarto, passar pelo berçário e ver as mães, família, babando nos seus filhos, então foquei na amamentação, e queria amamentar ele, e me disseram que iriam liberá-lo mesmo para mamar, graças a Deus, quando a médica liberou o leite o papai estava lá, pois se não teriam dado fórmula para ele e eu sou contra, pois tinha muito leite, então como não tinha bico as enfermeiras me ensinaram a tirar o colostro com a mão mesmo, chamado de ordenha manual.Dói!
Uma amiga felizmente tinha a bombinha elétrica e me emprestou  e eu então passei a deixar todas as mamadeiras dele, para ser colocado meu leite na sonda, e o colocava mesmo com sonda para mamar no meu peito. Mas falarei mais em outro post sobre amamentação.
No dia da minha alta, eu acordei chorando, não aguentei, me sentia inútil, culpada, falava que nem leite eu tinha pra ele ( pq eu só tinha colostro, e eu não sabia que saia bem pouco mesmo), e fui bem nervosa pra UTI determinada a saber o que meu filho tinha de verdade e queria ver resultados pois a unica resposta que eu tinha era, ele esta estável, estável o que é? bom, ruim? eu cheguei lá atacada, e eu queria falar com um médico, queria respostas, uma das enfermeiras que estava me vestindo pra entrar falou: " calma mãe, tenho uma surpresa pra vc, eu falei é boa ou ruim? e ela: muito boa!!" quando eu entrei na sala da UTI vi meu filho fora do respirador e destubado! chorei de tanta felicidade!!!
eu ouvia o choro dele, ele estava com sondas, fios, mas podia se mexer, eu pude pegá-lo e segurar um pouco, nossa isso fez tudo passar! mas eu queria mais, e fui pra casa tomei banho e voltei pro Hospital, pra tirar leite.Na segunda o Artur começou a ter icterícia, super comum em bebês, porém a dele se agravava a cada dia, e ele ficou no banho de luz, mas ficava no meu colo também para mamar, e eu acordava as 7h da manhã ia pro hospital e voltava as 2h da madrugada.
fiz isso até dia 19-02-2009 quinta-feira que cheguei de manhã no hospital e encontrei aquele mesmo médico que foi ao meu quarto quando ele nasceu, me dizer que estava tudo bem, e ele me disse, seu filho, esta quase indo embora pra casa, mas depois dessa semana cansativa, eu só acreditava nas coisas quando elas realmente estavam acontecendo. após o almoço, me pediram para trazer roupas pois ele sairia da UTI mas ficaria 24horas internado num quarto comigo, e eu finalmente tirei meu pequeno da incubadora e troquei a primeira fralda dele, coloquei finalmente a roupa que eu havia comprado para ele usar quando nasceu, e passei o resto do dia com ele nos meus braços.
As 23h liberaram a gente pro quarto, e eu passei minha primeira noite ao lado dele, eu dormi com a mão dentro do berço, amamentei ele sozinha cada vez que ele quis,  e quando foi 13h mais ou menos eu o trouxe para casa com a roupinha que eu havia comprado para ele sair da maternidade.
Esse foi o segundo dia mais feliz da minha vida!
Em casa, eu optei por não ter ajuda de ninguém nem da minha mãe, nem de ninguém da família, eu sabia que dava conta e dei mesmo, aliás dou até hoje, faço meu papel de mãe muito mais que bem feito!
Dei o primeiro banho sozinha e foi excelente,e lógico, ficava todo tempo e fico até hoje, prestando atenção em tudo, respiração, sons, etc.
Depois disso tudo concluo que só Deus sabe o por que de nós termos que passar por essa experiência, porém eu tenho certeza que tudo isso, fez meu amor pelo Artur ser uma amor muito maior, mais especial, ele é um anjo, saudável, bonzinho e eu e ele temos uma ligação muito especial, nós nos entendemos com o olhar, e não existe um momento que eu não olhe para ele; que ele não sorri pra mim, com uma gratidão e satisfação que me fazem explodir de emoção. O que nós temos, os momentos que passamos e passaremos juntos, estão marcados nas nossas almas não existe livro do bebê, de recordações para anotar isso, isso esta no meu coração e no dele!
Hoje eu ja vivi 18 meses de dias mais felizes de toda minha vida, nesses 18 meses eu fui muito mais feliz que em 34 anos de vida!
Bjks e segue foto do dia da alta

3 comentários:

  1. Vim te agradecer a visita e o comentário! Agora, vamos nos seguindo - rsrsrsrs. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço.Com certeza! Estou amando ler os seus blogs. Parabéns.
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Putz, o Pedro tb ficou na UTI (um saco), mas acabou saindo comigo da maternidade, recebi a noticia 1 hora antes de sair e foi uma alivio daqueles...

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página