Olá

Seja muito bem vindo e volte sempre que quiser!!






sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dica: Como tornar a ida à escola mais fácil

Só vou postar esse link da Revista Crescer a matéria é ótima e vale a pena ler!
super útil.

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI149810-10510,00.html



bjks e bom final de semana a todos

Quinta -feira, cansaço e cadê a paciência?


Olá,
Logo mais postarei sobre meu dia-a-dia com o Artur em casa, mas vou falar de hoje.
Não sei se toda mãe sente o mesmo que eu, mas acredito que sim, desde que me tornei mãe, algumas coisas da casa eu abandonei, algumas coisas minhas, o meu próprio eu, e quando desmamei o Artur que foi há apenas 4 meses, parece que cortei o cordão umbilical de vez, e aos poucos fui retomando minha vida, cortei cabelo, cuido mais da casa, consegui aos poucos mexer em coisas que estavam sem eu nem olhar desde a gravidez, arrumei guarda-roupas, sapatos, bolsas, mas parece que quanto mais eu arrumo mais aparecem coisas para fazer.

Dá uma olhada no horário que estou escrevendo? por isso meus posts estão lotados de erros de digitação..risos.

Voltando; sempre fica algo pra traz, que eu não consigo fazer porque é impossível, é fato, que não podemos planejar nosso dia, mas dá pra traçar algumas metas e tentar cumprir. Eu me cobro muito para cumprir todas, talvez eu esteja errada, mas eu fico muito irritada quando não consigo fazer o que me propus  a fazer, naquele dia.

As unhas por exemplo: MEU SANTO CRISTO REDENTOR; POR QUE CARGAS D'ÁGUA EU NÃO CONSIGO UM TEMPO PARA FAZER MINHAS UNHAS? Nossa, isso esta me irritando tanto!!! hoje eu fiz tudo que tinha pra fazer e pensei; na soneca da tarde do artur eu faço! 
Gentemmmmmmm, ele furou a fralda lotada de xixi e esparramou o gellllllll melequento pela casa toda, cercadinho, e todos os brinquedos, deve até ter comido o tal gel nojento!!! e corre pra dar banho, fazer dornir e passei umas 2 horas limpando tudo...quando acabei, fui tentar arrumar meus sapatos, e, lavar os brinquedos, quem disse que eu consegui? Ele acordou, porque pra ajudar, o pai vem  mais cedo pra casa, é cachorro que late, barulho de telefone, nextel apitando, carro entrando e saindo da garagem, etc... e daí corre com a janta, lava louça e fui jantar umas 21h30, nem fome eu tinha não consegui comer porque o Artur parece que adivinha quando estou com o pavio bem curto e tacou um pacote de flan no pote de água do cachorro, eu não sei se choro ou dou risada!

E aí, não teve super nanny, SOS babá, técnica, de site, blog, amiga, conselho, foi no berro mesmo!!! não dá vai chegando quinta, sexta eu  estou exausta...no limite!e vc tem final de semana?
por que eu  não tenho, não muda nada pra mim; eu faço até mais coisas que durante a semana.
Não estou culpando o artur por nada disso, estou apenas desabafando e pensando se toda mãe se sente assim.
Vi uma foto em um dos blogs que sigo e amei, diz tudo!
Eu amo meu filho e sou a melhor mãe desse mundo pra ele mas eu sou um ser humano também e hoje me defino como sou mãe e pai ao mesmo tempo!

( A IMAGEM A CIMA, FOI RETIRADA DO SITE: http://www.grupocria.com.br/ E FAZ PARTE DO MANIFESTO PELA VALORIZAÇÃO DA MATERNIDADE. ENTRE E ASSINE)
BJKS

terça-feira, 24 de agosto de 2010

UTI Neo-Natal

Olá,
Vou resumir o que aconteceu com o Artur durante o período que esteve na UTI.
Quando eu fui vê-lo as 00h do dia em que ele nasceu, a médica disse que ele estava tomando antibióticos pois estava com pneumonia, ele estava sedado, com um catéter no umbigo, e ligado ao respirador, entubado, ele estava dormindo como um anjinho cheio de fios, e eu nem ouvi mais o que a médica falou pois eu perguntei se poderia tocá-lo e abri a incubadora ( uma portinha circular) e coloquei as mãos nos pés, perninhas dele,ele estava só de fraldas, bem quentinho, eu falei: Oi filho é a mamãe que esta aqui! e falo isso pra ele até hoje quando ele se assusta.
Não chorei, pq não queria que ele me sentisse triste, eu queria que ele soubesse que eu estava lá, ao lado dele. No dis seguinte eu queria ir vê-lo mas eu tinha medo e sempre pedia pro papai ir primeiro e voltar com as 1ª notícias, daí então eu ia, não dava para ficar lá o tempo todo, pois eu estava operada, tinha remédios para tomar o controle da minha pressão, ainda era rigoroso e ela ja estava normalizada, mas eu ia sempre que dava eu queria amamentá-lo mas não dava ele estava com sonda na boca, e estava com uma infecção, que ninguém soube explicar se era pneumonia ou não, pois o teste de pneumonia deu negativo, ele estava acordado quando eu fui vê-lo e ele chorava , mas não dava para ouvir o som do choro, por causa do tubo do respirador, ele estava bem apesar de tudo porém ele estava com a saturação baixa ainda e ela oscilava sempre. Começamos então uma busca por outras opiniões de pediatras de fora do hospital, passávamos as informações que tínhamos e alguns ligavam para falar com os pediatras que o estavam atendendo a resposta de todos era que estava tudo sendo feito corretamente e não havia mais nada a se fazer, que tudo daria certo! Mas qual mãe acredita nisso?
eu olhava outras mães de UTI, que estavam lá desde dezembro e pensava: " meu Deus, será que terei que passar por isso também?" tinham casos mais graves e tristes infelizmente, que o do Artur mas cada mãe só se importa com o seu filho.
No sábado, eu pedi pro pai dele levar as coisas embora, pois eu teria alta no domingo e não queria sair da maternidade, carregando as coisas dele, sem ele nos braços, e pedi pra que ele fechasse a porta do quarto também pois eu não entraria no quarto do Artur sem ele.
Eu precisava me apegar a algo pois se não desmoronaria, eu precisava me ocupar, porque era muito triste passar pelo corredor do hospital e ver as mães com os bebês no quarto, passar pelo berçário e ver as mães, família, babando nos seus filhos, então foquei na amamentação, e queria amamentar ele, e me disseram que iriam liberá-lo mesmo para mamar, graças a Deus, quando a médica liberou o leite o papai estava lá, pois se não teriam dado fórmula para ele e eu sou contra, pois tinha muito leite, então como não tinha bico as enfermeiras me ensinaram a tirar o colostro com a mão mesmo, chamado de ordenha manual.Dói!
Uma amiga felizmente tinha a bombinha elétrica e me emprestou  e eu então passei a deixar todas as mamadeiras dele, para ser colocado meu leite na sonda, e o colocava mesmo com sonda para mamar no meu peito. Mas falarei mais em outro post sobre amamentação.
No dia da minha alta, eu acordei chorando, não aguentei, me sentia inútil, culpada, falava que nem leite eu tinha pra ele ( pq eu só tinha colostro, e eu não sabia que saia bem pouco mesmo), e fui bem nervosa pra UTI determinada a saber o que meu filho tinha de verdade e queria ver resultados pois a unica resposta que eu tinha era, ele esta estável, estável o que é? bom, ruim? eu cheguei lá atacada, e eu queria falar com um médico, queria respostas, uma das enfermeiras que estava me vestindo pra entrar falou: " calma mãe, tenho uma surpresa pra vc, eu falei é boa ou ruim? e ela: muito boa!!" quando eu entrei na sala da UTI vi meu filho fora do respirador e destubado! chorei de tanta felicidade!!!
eu ouvia o choro dele, ele estava com sondas, fios, mas podia se mexer, eu pude pegá-lo e segurar um pouco, nossa isso fez tudo passar! mas eu queria mais, e fui pra casa tomei banho e voltei pro Hospital, pra tirar leite.Na segunda o Artur começou a ter icterícia, super comum em bebês, porém a dele se agravava a cada dia, e ele ficou no banho de luz, mas ficava no meu colo também para mamar, e eu acordava as 7h da manhã ia pro hospital e voltava as 2h da madrugada.
fiz isso até dia 19-02-2009 quinta-feira que cheguei de manhã no hospital e encontrei aquele mesmo médico que foi ao meu quarto quando ele nasceu, me dizer que estava tudo bem, e ele me disse, seu filho, esta quase indo embora pra casa, mas depois dessa semana cansativa, eu só acreditava nas coisas quando elas realmente estavam acontecendo. após o almoço, me pediram para trazer roupas pois ele sairia da UTI mas ficaria 24horas internado num quarto comigo, e eu finalmente tirei meu pequeno da incubadora e troquei a primeira fralda dele, coloquei finalmente a roupa que eu havia comprado para ele usar quando nasceu, e passei o resto do dia com ele nos meus braços.
As 23h liberaram a gente pro quarto, e eu passei minha primeira noite ao lado dele, eu dormi com a mão dentro do berço, amamentei ele sozinha cada vez que ele quis,  e quando foi 13h mais ou menos eu o trouxe para casa com a roupinha que eu havia comprado para ele sair da maternidade.
Esse foi o segundo dia mais feliz da minha vida!
Em casa, eu optei por não ter ajuda de ninguém nem da minha mãe, nem de ninguém da família, eu sabia que dava conta e dei mesmo, aliás dou até hoje, faço meu papel de mãe muito mais que bem feito!
Dei o primeiro banho sozinha e foi excelente,e lógico, ficava todo tempo e fico até hoje, prestando atenção em tudo, respiração, sons, etc.
Depois disso tudo concluo que só Deus sabe o por que de nós termos que passar por essa experiência, porém eu tenho certeza que tudo isso, fez meu amor pelo Artur ser uma amor muito maior, mais especial, ele é um anjo, saudável, bonzinho e eu e ele temos uma ligação muito especial, nós nos entendemos com o olhar, e não existe um momento que eu não olhe para ele; que ele não sorri pra mim, com uma gratidão e satisfação que me fazem explodir de emoção. O que nós temos, os momentos que passamos e passaremos juntos, estão marcados nas nossas almas não existe livro do bebê, de recordações para anotar isso, isso esta no meu coração e no dele!
Hoje eu ja vivi 18 meses de dias mais felizes de toda minha vida, nesses 18 meses eu fui muito mais feliz que em 34 anos de vida!
Bjks e segue foto do dia da alta

Final de Semana vendo os aviões

Sábado, fomos ao aeroporto de GRU e levamos o Artur que é apaixonado por aviões, ele ficou pasmo ao descobrir que aviões são grandes!!!
Os aviões decolavam e ele falava: "ababô" = acabou
Depois ele foi no Playland brincar,mas se existe um momento que o Artur realmente me dá trabalho é quando ele esta com sono, por que ele não se aguenta, e o passeio acaba mais me cansando do que divertindo!
Ontem ele passeou na Av Paulista e ele esta um falador, foi e voltou conversando, agora ele fala: quebrou também = "êbô" e deu baile pra jantar, não queria de jeito nenhum, eu? não forcei, fiz 3 tentativas com espaço de tempo, não quis? então só vai comer na hora da próxima refeição,e não abro exceções de maneira nenhuma, não substituo nada nesse ponto sou firme!
Hoje, me deu os 5 minutos e eu o coloquei no carrinho trambolho mesmo, pois esqueci o pequeno no porta malas do carro do papai, e fui a pé com ele até o museu do Ipiranga, levei o baldinho de areia, pois o parquinho lá tem areia, demora mais ou menos 1 hora pra ir a pé como carrinho por causa do excesso de subidas..rsrsrs mas eu fui que fui!
E o Artur? Dormiu na metade do caminho... e eu o acordei assim que chegou lá... mentiraaaa...ele acordou e ficou extasiado de ver que estava lá.
logo fez um amigo e trocou brinquedos, rolou na areia, eu só me preocupo de deixá-lo sempre de meias pois sei que gatos frequentam aquela areia a noite...rsrsrs, depois fomos ao sacolão e ele deu um baile no pai, chorou, fez manha, bastou mami pegar, que tudo passou!!
Chegou em casa e tomou banho e jantou como um tigre, daí foi brincar e parecia um anjo, bem mais calmo, tranquilo, brincando com os brinquedinhos dele e não mexendo onde não pode ( ta certo, que coloquei várias cordinhas amarradas nos armários da cozinha pra ele não abrir mais as portas..hihihi)uma doçura. vejam a diferença que faz conviver com outra criança, brincar, com pessoas da idade dele, que se entendem e não passar 24h olhando pra mami e brincando das mesmas coisa!
Por isso mami e papi tiveram uma conversa decisiva a noite e logo teremos novidades pro Artur.

Bjks

Chegou o dia do Artur nascer!

Olá,
Finalmente, após uma gravidez de muito repouso, um tentativa totalmente frustrada de fazer um ultra som 3D, em que o médico me devolveu o dinheiro e ficou por quase 1 hora dando soquinhos na minha barriga pra ver se o Artur mostrava algo além dos pés, chegou o dia do nascimento, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009. Voltando um pouco, eu havia feito um ultra som com doppler na segunda dia 09, e o peso do Artur havia aumentado significativamente 2660g  e 48cm de comprimento, eu ja estava na 37ª semana e retornei ao médico dia 11, entrei na consulta e ele ja me recepcionou comentando que havia pensado a  noite toda no meu caso, verificou minha pressão, olhou meus pés e pernas, inchados demais, de verdade, era de impressionar, e ele me falou amanhã quando você chegar na maternidade....e eu: amanhã???? como assim???? e então ele me passou todas as recomendações o horário do jejum, me pediu pra tomar 2 copos de suco as 5h da matina de laranja com mamão e muito,mas muito açucar, e o Artur nasceria as 12h mas ele nasceu as 12h44.
Fui para casa e pensei, verei o rosto do meu pequeno  finalmente e milhões de outras dúvidas desde cor de cabelo e olhos até se ele seria calmo, se saberia mamar, etc. Eu queria descansar e avisar meus amigos, estava muito calor e eu só queria dormir por que pensei, esse é o último dia do resto da minha vida que eu ficarei sozinha, que eu dormirei profundamente, e não que eu achasse isso ruim, não; mas eu queria descansar por que eu pensava: amanhã a essa hora ja serei mãe e depois de amanhã, ja estarei com a mão  na massa.Mas não pude descansar por motivos secundários...rsrsrs então quando tive paz e fiquei sozinha, fui rever as malas, o quarto, lembrancinhas que até então eu não havia colocado a data de nascimento, deixar a casa no jeito, orientação para meus irmãos cuidarem dos meus cachorros, etc...e de verdade eu estava muito tranquila e calma e confesso que isso é fruto do seu relacionamento com seu médico e a confiança que tem no mesmo.
A noite eu precisava dormir, porém ja fazia alguns meses que eu não dormia,por conta da falta de ar, calor, tamanho da barriga, azia que só me dava de madrugada, xixi de 1 em 1 segundo, e a festa que o artur fazia na minha barriga, ele não me chutava, ele passava o pé do lado e dava pra ver a onda na barriga e ele ficava cutucando minha barriga com a ponta do dedão do pé, parecia que ele estava beliscando...rsrs.
Eu pensei, essa é minha última noite de sono sem interrupções, e eu até que dormi um pouco, no dia do nascimento, tomei banho fui pra maternidade que é super perto de casa, estava chovendo, mas muito calor, subi pro meu quarto 312, me troquei, tirei brincos, piercing, etc e lá fui eu pro pré-operatório, fiquei lá sozinha, meu médico chegou, e nadaaaaa...então ouvi um bebê chorar e chorei também....pensando logo ouvirei o choro do meu! eu estava conversando com o Artur, avisando o que aconteceria, que não era pra ele ter medo, que a mamãe estava muito feliz e esperando pra pegá-lo nos braços, e então lá fui eu, uma correria por que estava tudo atrasado, eu não estava com medo da cirurgia, estava com medo da anestesia, e pra minha sorte peguei uma mulher ( que eu ja não gosto muito de médicas mulheres), e ela era uma carniceira...colocou aquela agulha enorme nas minhas costas, eu tomei raqui, e comecei a sentir muita dor nas pernas, doia tanto que minhas mãos começaram a pingar de suor e eu sou firme e forte, dificilmente reclamo de dor, mas chegou uma hora que eu não estava mais aguentando e perguntei o que estava acontecendo, se era normal aquilo,  e ela me falou: é; vai doer mesmo, vc tem um desvio na coluna, né? eu falei tenho, mas vc não me perguntou nada, e ela me deu  a feliz notícia que teria que me furar de novo, e daí quando ela acertou eu nem senti, então começou, e eu não senti nada me deu um pouco de náusea, e sono, muito sono, o papai chegou, meu médico me avisou que o cordão do Artur estava bem enrrolado no pescoço, uma novidade, o que nos deixou muito ansiosos, meu líquido estava amarelando já, e eu comecei a sentir meu coração bater na cabeça avisei a anestesista que me injetou remédio no soro e pediu pra eu respirar fundo 2 vezes que o bebê nasceria, eu só queria ouvir o choro dele e então..nasceu meu pequeno, chorou forte, 2880g e 48cm...mas eu não o vi, fiquei chorando esperando a hora que o veria, pois por causa dos problemas e muito medicamentos na gravidez ele precisava ser avaliado rapidamente, felizmente o APGAR dele foi 8 e 9 e eu eu me senti ótima, afinal eu estava conseguindo respirar...rsrsrs
A médica me trouxe o Artur e me disse, mãe, olhe ele rapidinho, por que ele vai precisar ficar no oxigênio, que ele não esta respirando direito ainda, olhe o nariz dele , as narinas "batiam" como dizem os médicos, elas abriam mais que o normal, mostrando que o bebê esta se esforçando muito pra respirar, e então começou meu pesadelo e eu nem sabia!
Disse olá, meu filho, mamãe te ama, vc é lindo, cheirei meu bebê, ele estava quentinho, e eu me desmanchei em lágrimas e ela o levou pro berçário, eu fui para o pós operatório, e queria dormir mas cada hora  vinha alguém me perguntar algo, senti, muito calor, uma coceira insuportável no rosto, dizem que é um efeito da raqui, e eu tomei morfina também e tive reação alérgica no dia seguinte, o fato era que  a anestesia não passava e eu comecei a entrar em pânico pois eu queria mexer as pernas, mudar de posição e nada....queria ver meu filho, saber dele, até que as 18h me vem a pediatra que estava com ele quando ele nasceu e me disse: " mãe, vc não vai lembrar mas fui eu quem recebeu seu bb quando ele nasceu, ele ficou por 4 h no berçário, no oxigênio, mas não adiantou, ele não esta conseguindo respirar sozinho e eu vou transferi-lo para UTI neo natal"
Eu respondi: " eu me lembro de vc, e pode transferí-lo!" pensei, o que eu posso fazer querida aqui, sem nem me mexer? Agora eu queria sair de lá por tudo, meu pai, foi lá e eu o ouvi na porta pq todo mundo estava preocupado comigo, por causa da pressão alta, achavam que algo tinha me acontecido, eu ja estava lá há muito tempo, mas a anestesista carniceira disse que enquanto eu estivesse sonolenta do jeito que eu estava e sem sentir as pernas, ela não me liberaria.
Voltei pro quarto só as 19h, e eu estava com fome, sede, e me deu uma onda de enjoou, eu passei muito mal, uns 30 minutos, meu celular  não parava de tocar, e eu queria saber o que estava acontecendo com meu filho, até que tudo se acalmou por que daí ninguém mais liga pra você, mãe o foco é o bebê.
Veio um médico pediatra da UTI falar comigo, me disse que o Artur estava ótimo, que o que ele tinha era super comum, que ele estava no oxigênio, e eu falei: ah então amanhã ele estara aqui? ele me deu a triste notícia, que bb que fica na UTI não volta pro quarto só saí quando tem alta, pois há risco de infecção.
Naquele minuto metade do meu mundo caiu, eu não poderia ficar com meu filho como eu havia planejado, não receberia visitas, mas o que importava era que ele estava bem e eu perguntei, o que  ele tinha e ele me disse: TAQUIPNÉIA TRANSITÓRIA DO RECÉM NASCIDO, nunca vi outra criança com isso e nunca tinha ouvido falar também. Nunca pesquisei o que é e o que causa isso e nem quero fazer por que eu sei na pele e no coração o que é!
Vieram me dar banho, e eu queria ir ver o Artur, mas as 22h o papai foi na UTI ter notícias e voltou e me disse: o Artur foi entubado! a parte ruim de ser auxiliar de enfermagem é conhecer o outro lado também, e nesse outro minuto a outra metade do meu mundo também caiu! Eu sabia o que aquilo significava, meu filho estava ligado num respirador, ou seja ele teve parada respiratória e não estava mais tudo bem!
A enfermeira que cuidou de mim era um anjo, me deu banho me colocou na cadeira de rodas as 00h e me levou para vê-lo.
Com eu reagi? pasmemmmmmmmmmm...eu fui uma fortaleza! não chorei, não me desesperei, por fora, mas só Deus e eu sabemos o que aconteceu aqui dentro e que eu me culpo até hj! nada me tira da cabeça que isso aconteceu com ele por causa da pré-eclâmpsia, ( mesmo com todos os médico dizendo que não, que não tinha como saber, etc), as vezes eu penso que é por que não fiz o repouso necessário, enfim, eu carrego essa responsabilidade, pois no dia do parto, meu único pensamento era: nossa, que baita responsabilidade, trazer essa vida ao mundo, e trazê-la bem!
Vou continuar em outro post pra não ficar muito grande esse e em outro dia também, amanhã, pois relembrar isso, ainda não é muito agradável, e  minha defesa, foi realmente esquecer, eu não quis ver vídeos , nem fotos dele no berçário pois da pra ver o esforço dele pra respirar, mas tenho que comentar que assim que ele nasceu ele fez uma pose linda, fez o número 1 com o dedo indicador e colocou na bocheha...
Meu presente de Deus, abençoado, rico e cheio de saúde.
Filho, eu te amo!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dependência da mamãe

Hoje o meu pequenino acordou manhoso e só hoje percebi o quanto ele é dependente e grudado comigo, de manhã, quando ele acorda e eu apareço, ele fica me escalando, me puxa pela blusa, me abraça, me beija, é muito gostoso, e agora quando eu passo por ele e ele esta no cadeirão para comer por  exemplo, ele me segura pela mão..tão fofo, e a noite eu fazendo janta e ele literalmente enrroscado nas minha pernas, o pai o chama pra brincar ele vem e gruda em mim, fica pedindo colo, eu não  cedo, não, por que senão ele acostuma e ai eu não faço mais nada mesmo.
Depois da soneca da tarde ele acordou bem mais disposto, mas na hora do banho..fez uma birra feia, queria jogar água nas paredes com o chuveirinho e ele me  molha e sabe disso, e eu fico passando frio então não deixei, ele se jogou na banheira, esperneou, bateu os pés, eu o peguei firmemente pelos 2 braços, olhei bem nos  olhos dele  e falei bem séria que era pra ele parar, por que eu não queria que ele fizesse aquilo, e que ele poderia cair da banheira e se machucar, foi como mágica, ele parou instantâneamente  sentou e ficou quietinho..
Confesso que ele ja estava com sono e ele fica chato mesmo, mas eu estou bem feliz com minhas mudanças na forma de agir e educá-lo, por que ja estou vendo os resultados.

Bjks

Carrinho, banheira, cadeirinha pro carro, etc.

Olá,
Primeiramente, dedico esse post a minha amiga Kátia mãe do Pedro lindão, foi ela quem sugeriu!
Começando pela cadeira do carro, que sempre até a criança fazer 1 aninho tem que ficar de costas pro vidro da frente, pois no caso de impacto brusco ou freada, o pescoço não vai pra frente e não corre o risco de quebrar. Massssssss elas são fundas demais pelo menos a que eu comprei que é de uma ótima marca ( não citarei) e quando coloquei o Artur recém-nascido lá, ele ficou fundo, parecia que estava dobrado, então eu tirei a capa e calcei com uma almofada por baixo e coloquei a capa novamente, ficou excelente, ele usou assim até uns 5 meses.
A banheira eu ganhei da minha mãe, aquela linda famosa, que ja vem com o suporte, trocador em cima para crianças até 10quilos e como meu box é super pequeno o Artur tomou por um bom tempo, banho no quarto dele  mesmo, e aja saco pra encher balde, pra encher a banheira e depois esvaziar tudo, quando eles estãoo levinhos, vc da bannho segurando só no braço mesmo, mas quando começam a pesar recomendo a cadeirinha que vende em hipermercados e tem a específica pra essa marca de banheira, ganhei de uma amiga e foi como um milagre, 2 mãos livres e o bebê super seguro. No frio, eu lavava a cabeça, como ensinam nna maternidade primeiro, secava e como ele era carequinha era super fácil e depois dava banho com o aquecedor ligado( muito cuidado com correntes de ar mesmo depois que o bebê estiver trocado), então meu truque era, ligava o aquecedor qdo o quarto estava bem quente, eu desligava no meio do banho e ninguém abria a porta pra nada nem entrava nem saia.
Depois comprei o suporte universal e uma banheira que vai até 30 quilos e ele toma banho ja no banheiro e no box, quando esta calor comprei tapetes de borracha anti-derrapantes e ele toma banho em pé já. mas é rapidinho,
Nesse frio, uso o aquecedor no banheiro e troco ele no banheiro também só a fralda que deixo para colocar no quarto, também continuo usando o truque de desligar o aquecedor no meio do banho, pq é muito perigoso um golpe de ar!
Quanto ao carrinho, eu ganhei um ótimo, enorme com 1001 utilidades, confortável, porém não cabia no porta malas do carro, mas o Artur usou muito pq ele dormia nos 2 primeiros meses no meu quarto e no carrinho ( ele fez uma cirurgia e eu queria ele perto) mas esse carrinho é imenso, difícil de andar no shopping, entrar em lojas, etc, então fui no brás e comprei um carrinho, esse falarei a marca L.O.V.E que é de passeio ótimo, pequeno, compacto, baratíssimo, tem alça pra carregar no ombro e é leve, o Artur usa até hoje, o inconveniente é que o cinto é só na barriga e quando ele aprendeu a sentar ele queria pegar os pés no carrinho e tombava pra frente é perigoso cair, hj ele fica bem nesse carrinho é ótimo pra quando saio a pé com ele mas como esta grande é desconfortável para ele dormir, então quando vou a lugares que passarei muitas horas e sei que ele vai dormir ou quando saio de metro prefiro levar o grandão para comodidade do Artur.
Independente do carrinho a ser comprado, pensem sempre em um modelo que a mãe consiga abrir com 1 mão pois muitas vezes precisamos abrir o carrinho e estamos sozinhas e com o bebê no cólo.
Outra coisa muito útil, que comprei foi o berço cercadinho,  que ele usou como berço e usa como cercadinho até hoje, foi minha melhor aquisição.
Já o cadeirão eu ganhei mas escolhi um modelo super leve que tira a mesa, tem regulagem de altura e se transforma em uma mesa de atividades é compacto, cabe atrás de uma porta, pra lavar é só taccar água e sabão, e essa regulagem de altura permite que vc dê comida pro filhote até sentada no chão.

É isso.
Bjks

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Links

Eu ja estava saindo quando caiu na minha tela a seguinte matéria:

Acessem e confiram PROBLEMAS  DO SONO DAS CRIANÇAS

http://bebe.abril.com.br/0_12/saude/problemas-sono-bebes.php

BJKS

Quantas horas a criança deve dormir?

Não existe regra, existem fases desde qdo nascem que todos bebês passam e dormem determinadas horas por dia, alguns dormem mais, outros menos, pois existem as influências,do ambiente, da família e a própria rotina familiar também. Nos primeiros meses, os hábitos do bebê são exatamente os mesmos de quando estavam na nossa barriga, o Artur acordava na minha barriga a 1h da madruga e ficava brincando ele fez isso nos 2 primeiros meses fora dela, depois entra no ritmo que a família tem e é claro tem que se adaptar ao bebê também.
Mas o fato é que eu estava hj falando com uma amigona que levou o filho no médico e o médico disse que acordar as 9h30 da manhã era tarde pro menino, cada mãe é uma mãe e cada criança é uma criança, não vou entrar no mérito da minha amiga e do filho lindão dela pq existem outros fatos nessa história, mas falando sobre o meu filho, eu jamais acordei o Artur pra qualquer coisa que seja, claro que quando ele era menor, eu não o deixava dormir muito sem mamar (qdo ele só mamava no peito) por causa de hipoglicemia, mas qdo ele começou a comer, ele sempre dormiu qdo quis e o tanto que quis.
Eu conheço meu filho e uma das coisas que não da pra aguentar nele é qdo ele esta com sono e qdo é acordado..gentemmmm é um nojo! afff.... ele tem fases, atualmente, ele dorme quase 12horas, ele tem uma rotina rígida com horários pra comer, tomar, banho e dormir a noite, 22h30 é o máximo permitido, porém não tem horário pra acordar, tem dias que ele acorda 9h e da umas 11h ele cochila até o almoço, tem dias que ele acorda as 10h30 que é o mais comum, ja falei com o pediatra dele que  deu risada não há nada de anormal se ele esta dormindo é pq esta com sono! além disso o período que a criança dorme, é um período de aprendizado, eles assimilam o que aprenderam durante o dia, o Artur tem sono profundo, e é fato que quando ele tem fome acorda de madruga pra pedir um leitinho.Durante a tarde ele também cochila umas 16h ele ja esta pedindo berço e vai até as 18h mais ou menos, mas eu nunca o acordei nem pra tomar banho.
Agora essa história antiga de que o sono alimenta...gente é baléla...não caiam nessa, não! a criança principalmente os bebês entram em hipoglicemia ( baixa de açúcar no sangue) se ficam mais de 3 horas sem se alimentar, e vc acha que ele esta dormindo e ele esta com hipoglicemia aprendi isso no curso de enfermagem e o médico me disse isso o dia que tirei meu filho do hospital!
Igual a história de que bebê gordinho é sinal de saúde; tenho vontade de esganar a pessoa que me diz essa frase, bebê, criança gordinha é sinal de pouca saúde, gente, não pode a criança tem que ficar na faixa de peso adequada, nada de gorduras a mais, tem que  controlar, a obesidade hoje no mundo é muito maior e mais grave que a desnutrição, o problema é maior e é tratada como Doença Crônica Degenerativa.
Tenho um sobrinho adolescente obeso, só Deus e ele sabem como ele mesmo sofre, existe preconceito na escola, na rua ainda mais para os meninos, eu fui adolescente obesa e não desejo isso pra ninguém.

Enfim voltando pro sono pq falarei de peso mais pra frente, EU ANA PAULA, sou contra acordar criança, cronometrar tempo de soneca, a criança dorme qdo tem sono, porém sou super a favor de horários, estabelecidos, rotina inclusive para brincar por que assim a criança não se sente perdida, e limite de espaço também, o Artur por exemplo ja entendeu que o limite dele na casa é restrito a sala e quarto dele por enquanto, no meu quarto só comigo ou com o pai, banheiro só pra tomar banho por enquanto e cozinha nem pensar!

Bjks e aproveito pra agradecer o carinho e comentários das minha amigas, do meu pai e os e-mails tbém.
Colaborem qdo quiserem!

O bom humor do meu Artur

Olho pro meu pequeno todas as manhãs e penso:" a melhor coisa que fiz desde que ele nasceu foi sempre agradecer a Deus por ele estar aqui comigo na minha vida, e fazer festa de bom dia" Isso faz com que meu filho acorde feliz todos os dia, em todos os momentos que dorme, eu só o vi acordar chorando as 2 vezes que ficou  dodói. Mas todas as manhãs ele vibra qdo falo: Quem é que esta chamando a mamãe? ele pula, vibra ri e eu por mais que esteja cansada, ou com sono SEMPRE O RECEBO SORRINDO, abraço, pego, aperto e digo olá meu filhote lindo, meu amor, minha vida, é sempre assim!
Meu filho sempre é tratado por mim, com muito amor, sempre o recepciono com muito carinho, sempre sou  feliz ao lado dele, sempre sorrio pra ele, sempre dançamos juntos, cantamos, e nos abraçamos ele me beija o tempo todo, o reflexo é que ele é muito carinhoso, beija todo mundo, fui a uma festinha com ele e ele beijava todas as crianças e só ai percebi que tem mãe que não gosta que crianças desconhecidas beijem seus filhos... aliás conheço gente bem próxima por sinal, que não gosta que chegue perto do filho(a) e que nem outra criança fique perto também. que ridículo, né? criança é criança, puros, inocentes, azar de quem cria seus filhos numa redoma, tenho dó da pessoa que essa criança se tornará, mas isso não me interessa!
Eu sei que tem gente que acha que sou fresca nos cuidados com meu filho, mas eu faço o que acho que é certo e não peço nada pra essas pessoas, meu filho é saudável e feliz e é lógico que o aspecto que mais cuido é alimentação do Artur afinal sou quase nutricionista e não erraria com o meu filho!
Enfim a opinião de certas pessoas é muito mais que importante pra mim, mas tem algumas pessoas que eu prefiro nem ouvir e é assim viu mães, tem gente que mete o bedelho mesmo, e nem se manca, você esta lá olhando seu filho, já esta orientando ele e a pessoa acha que também pode se meter e acha que tem alguma autoridade pra falar "não" pro seu filho também!
Quando a gente é mãe a gente evita certos conflitos na frente do filho, mas não esquece não...e o fato é que meu filho graças a Deus ocupa tanto meu tempo que não tenho tempo pra pessoas negativas e procuro inclusive afastar meu filho delas também.
Desculpem esse post foi fraco e foi um desabafo indiretamente, pra pessoas negativas, baixo astral e que acham que são as vitimas injustiçadas do mundo: COLHA O QUE VC PLANTOU!!!!
Deus cuida da vida de todos e se vc tem a vida que tem a culpa é só sua.
Eu sou muito feliz, meu filho é perfeito, saudável e eu sou uma mãe mais do que dedicada!

Filho vc é minha vida, eu te amo e você é mais uma razão pra eu viver e sorrir!

Bjks

Tema do quarto e preparação das roupas.

Começarei pelas roupas, tem gente que compra tudo, ganha tira a etiqueta e guarda, eu optei por lavar tudo e passar cada peça. Lavei com sabão especial para bebê líquido e não o famoso aquele baby em pó sabem? por que as vezes a criança tem alergia e o pó, por mais que enxague sempre fica pois é mais forte, e usei amaciante de bebê também mas também não foi dessa marca famosa não, foi um bem pra bebê mesmo é até meio caro e usei esses dois produtos até o Artur fazer uns 10 meses. Agora eu uso essa marca famosa tanto o sabão em pó como o amaciante, mas tive que ouvir um pouco de chatisse, algumas pessoas me diziam pra eu usar tudo neutro e não usar amaciante por que ele poderia ter alergia, afff...no começo eu ficava p da vida com essas coisas mas com o tempo você aprende a colocar cada pessoa no seu devido lugar.
Mas adianto, a gente passa bastante nervoso, principalmente com comentários das avós, tias que acham que por que tiveram filhos sabem mais que a gente, eu respeito todas, mas estava bem decidida do que eu queria, tanto que não quis, não precisei e nunca pedi ajuda de ninguém nem da minha mãe, nem sogra, nem irmã, nada..eu vim pra casa e na primeira semana de vida do Artur eu ja estava sozinha com ele por que o pai ja estava trabalhando, mas esse assunto é enorme e fica pra próxima.
Voltando; passei cada peça de roupas, e guardei por tamanhos e na cômoda coloquei nas primeiras gavetas, o que eu mais usaria, pra trocá-lo por que eles sujam roupas viu?
Quanto ao quarto eu quis 2 cores uma escura em baixo e clara em cima a parede foi dividida no meio e o papai fez o trabalho braçal, o teto é um azul quase branco, pintamos a porta da cor do teto e o guarda- roupas, criado mudo, ambos reformados, brancos com puxadores de bolas de futebol, basquete,etc...
Eu não queria aquelas faixas que todo mundo usa, acho lindo e talvez coloque no ano que vem pra mudar o quarto, eu só sabia que queria meninos brincando e achei no meio das minhas bagunças uns enfeites de E.V.A. que eu tinha comprado pros meus sobrinhos e eram menininhos andando de bicicleta, empinando pipa, então montei um painel lindo, parece que eles estão num parque e encontrei mais meninos na 25 de março. ficou lindo. Hj o Artur ja tirou mais da metade das paredes.
O lustre é meu xodó, é um balão de papel colorido lindo...e foi um sufoco pra encontrá-lo por que estava esgotado.
Hoje as paredes ainda estão bonitas salvo uma parte que o Artur decorou com pauladas de uma colher de pau, fez uma textura...kkk e os meninos, estão sem bicicleta, sem pés, sem cabeça....ano que vem que ele estará maior mudarei alguma coisa.
É isso.

Bjks

Chá de bebê

Fiz meu chá de bebê dia 10 de janeiro de 2009, um baita calor eu estava muito cansada e muito inchada por conta da pressão alta e do calor, e eu deveria estar fazendo repouso absoluto, heim? Mas optei por fazer tudo sozinha, comprei a decoração, convites, lembrancinhas, pasmem..na  25 de março com um baita barrigão...eu fiz a lista de presentes e eu mesma defini quem traria o que não foi só para mulheres, e até que veio bastante gente, também inovei e deixei que o papai adivinhasse os presentes e pagasse os castigos, é claro! Compramos uns apetrechos na 25, para fazer bagunça, óculos coloridos, plumas, tiaras e foi bem divertido!
Dica: em todos os convites eu pedi fraldas descartáveis e pedi de todos os tamanhos, também pedi shampoo, sabonete, cotonetes, pomada de  assadura, talco, muitos lenços umedecidos, tanto que nunca comprei shampoo para ele até hoje, ainda tenho do chá de bebê, pedi para a família algumas coisas mais caras como tesoura de unhas, cortador, saboneteira,  almofada de amamentação, travesseiro anti-sufocamento, termômetro de água e de corpo e ganhei a maioria das coisas, mas tem gente que não veio por que era férias, e tem gente cara de pau, que não da tudo mesmo! rsrsrss
Não pedi roupas, então foi um chá de bebê higiênico.Eu usei nos pés uma havaina, e tiraram até foto do tamanho dos meus pés.
Quanto ao cardápio, eu precisava economizar, e pesquisei na net idéias diferentes e não encontrei nada que me agradasse, então encomendei salgados porém dos grandes, tamanho lanchonete, refrigerante, muita água, etc, e os doces eu comprei mini bombas e mini tortas e fiz gelatinas coloridas nos copinhos pequenos com as colheres, super barato, no calor e todo mundo adorou!
Nessas alturas o quarto do Artur estava prontinho e todas as roupas lavadas e passadas.
Ficam dicas então para o menu do chá de bebê e de presentinhos pra pedir.

Bjks

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Hoje a birra estava demais!

Hoje acordei super disposta a deixar o Artur brincar, mas antes tenho coisas necessárias pra fazer, então adiantei tudo, e  coloquei o tênis e "bóra" pro chão!
Ele encasquetou com o cabo da tv a cabo, e fica puxando da tomada, gentemmmmmmmm que insistência, e ele gruda nas coisas com uma força, incrível e não larga mais, daí quando é contrariado, se joga no chão...
Na maioria das vezes eu saio de perto dele e largo ele lá dá 10 segundos, não tem platéia, ele pára, mas hoje minha irmã veio aqui com 3 dos 4 filhos e o Artur quis se mostrar, então a birra e malcriação foi excessiva.
Eu tentei de tudo, tem dias que resolve outros não, hoje nada surtiu efeito somente um banho e berço.
Meu próximo ensinamento absorvido que vou tentar é colocar o limite, explicar e contar até 3, não obedeceu, vai para o castigo e serei consistente.
Fato é que antes eu perdia a cabeça e acabava gritando com ele, e percebi que é muito pior por que ele é muito sentido, porém gritar faz parte da minha personalidade e é muito difícil controlar isso, e é inconsciente quando me dou conta ja gritei, porém nas últimas semanas estou muito satisfeita com o resultado do meu esforço para não gritar com o Artur e tentar falar com calma, agora sejamos honestas....sou humana e tem dias, horas que é impossívelllll, também me canso, aliás ultimamente me sinto exausta, muita coisa pra fazer e o Artur cresceu e precisa de mais dedicação minha, ele precisa, sair e se divertir gastar a energia acumulada.
O tempo ruim não esta ajudando muito, e amanhã vou tentar fazer brincadeiras de montar blocos com ele.
Procuro desligar a TV quando ele esta andando por que ele já gosta por natureza da TV e não quero que veja demais.
A Tv acaba sendo aliada de nós mães, que colocamos os bebês em frente elas para termos horas de sossego o erro é nosso e não quero mesmo que o Artur se torne um viciado em TV por que eu não sou assim.

Bjks

O Sexo do bebê e o Enxoval

Eu decidi que não compraria nada até saber o sexo do bebê, a não ser coisas básicas como pagões, mijões, bodies, coisas que bebês usam demais e em cores neutras mas mesmo assim eu ganhei muita coisa, e quando fiz o 2º ultra som morfológico estava certa que saberia se seria uma menina ou menino, a maioria das mães sabem o sexo nessa época, porém meu pequeno estava na vida boa, ele estava deitado de bruços, e durante o exame olhou algumas vezes para o lado, por que ele estava olhando para baixo ( e ele ficou assim a gravidez toda só virou quando não havia mais espaço), uma graça!
Para ajudar peguei uma médica super agradável, rsrsrs que falou que tudo estava perfeito no final eu perguntei se ela não me daria uma dica do sexo, sutilmente ela me respondeu: as pessoas só querem saber se é menino ou menina, ninguém pergunta se é saudável! Ela tem razão mas eu seria mãe pela 1ª vez e estava ansiosa e eu ja sabia que estava tudo bem e o bebê era saudável, custava ter me dado uma diquinha? ainda bem que não fui grossa como costumo ser pq o último ultra som que fiz peguei essa mesma médica, e só relevei, por culpa dos hormônios, pois na gravidez se chora na abertura da novela .rsrsrs
Fiz um terceiro ultra som com quase 7 meses,  e estava decidida se não soubesse o sexo naquele dia, não ia mais querer saber, compraria tudo amarelo.
Eu ja havia  escolhido as cores do quarto para menino ou menina, e também tons de amarelo ja tinha ganhado o berço, o guarda roupas eu reformei um que era meu de solteira e demais detalhes fica para outro post.
Durante o exame a médica me perguntou se  eu ia querer saber o sexo, eu disse que só se ela tivesse certeza pq se ela "achasse" era mellhor não me falar, ela me perguntou sobre preferência eu disse que não tinha, mas que ja era tia de 3 meninos então ela disse seus sobrinhos terão 1 priminho! e me mostrou o pipi do Artur ele não deixou mais a gente ver, fechava as pernas virava de bruços e pronto!
Enfim o enxoval; não gosto da cor verde então comprei azul, amarelo, branco,vermelho, comprei todas as roupas no Brás,e lençóis, toalhas, kit berço, apetrechos, abajur, enfeite de porta de maternidade, no Bom Retiro economizei muito e comprei de todos os tamanhos pensando nas estações do ano já, P,M,G,GG peguei pouca coisa RN por que eu estava ganhando bastante coisas nesse tamanho.Todas as coisas de ótima qualidade, nada rasgou, manchou ou gastou tenho tudo guardado pro meu próximo bebê.
Tive que fazer uma lista com quantidade e o que era necessário mesmo, por que não tinha a mínima idéia do que comprar e nem por onde começar, e fiquei bem satisfeita com as compras, comprei o que ele realmente usou.
Ganha -se muita coisa; mas muita mesmo e repasso um conselho que recebi de uma amiga: não tire a etiqueta de tudo que ganhar! pq eles crescem e podemos trocar por tamanhos maiores.
É incrível como tem gente sem noção, que dá roupa de frio no calor ou vice-e-versa! Dá roupa de tamanho errado, quando é maior ainda da pra usar, mas e quando da pequeno? Ahhh ...pelo menos pergunte o tamanho! Eu sou a típica convidada para festas infantis, que ligo ou mando e-mail pra mãe perguntando o que ela prefere, roupa, brinquedo, sapatos, e ja pergunto o tamanho e se quer pro frio ou calor.
Faço isso com os presentes do Artur até hoje, ganhou e vejo que não vai servir, ou não é da estação, troco ou peço pra pessoa trocar!
Também ja adianto que até completar uns 9 meses de idade, comprei roupas pro Artur básicas, de 3 em 3 meses pois isso não se ganha muito, os presentes são mais chique...rsrsrs
São muitas coisa,s existem livros com listas de enxoval, na net também tem, o que eu fiz, foi ler algumas listas da net conversar com amigas que tem filhos, minha mãe, minha irmã e escrever uma lista, sempre pensando no básico e necessário, faixa umbilical por exemplo, nem se usa mais e esta na maioria das listas ,peça para as amigas que ja tem bebês, se elas podem dar as roupas que os filhos não usam mais, e que estão em bom estado, e compre fraldas de todos os tamanhos sempre que ver promoções no mercado, meu estoque era tão grande que só gastei dinheiro com o primeiro pacote de fraldas quando o Artur tinha 10 meses.
Meu melhor conselho, não exagere, compre roupas básicas do dia-a-dia, coisas úteis, necessárias e pense nas variações de temperatura.

Bjks

Fases do bebê e Birras dos pequenos

Boa Tarde,
Passei aqui pra postar 2 links interessantes que eu li semana passada.

E digo, não é fácil seguir a risca tudo que escrevem e as vezes é impossível lembrar como fazer. Outras tantas vezes você pratica o que leu e não da resultado é por isso que insisto em dizer: NÃO EXISTEM REGRAS; cada mãe é uma mãe e faz o que ela considera certo, cada filho é diferente do outro assim como cada gravidez é diferente uma da outra, não é por que aconteceu com alguém que seu caso é igual. Vale muito a pena trocar experiências e compartilhar, as vezes é igual o que aconteceu com alguém mesmo, mas nunca deixe de consultar um médico, um especialista tanto na gravidez como para o seu filho, tem dúvida? vai no médico. Eles estão lá pra isso, mesmo que seja pra ouvir que não é nada. Quando se trata da vida; não da pra esperar e achar que é uma bobagem ainda mais quando é dos pequenos que não falam tem que levar e é sempre urgente, não da pra ficar esperando um tempinho pra marcar consulta,  e nem ficar ouvindo conselho de mãe, amiga, que isso é assim mesmo, etc, a não ser que seja uma médica...rsrsrs eles dependem de nós!

Ler sobre o assunto é sempre bom, sempre agrega algo, sempre ensina ou mostra se estamos no caminho certo ou errado, ainda mais quando são profissionais especializados que escrevem, mas não da pra seguir a risca pq, SER MÃE; NA PRÁTICA,  nem sempre é fácil como escrever as regras e comportamentos.
A gente tenta, tenta e acha um jeitinho de fazer acontecer.

Seguem os links:
http://bebe.abril.com.br/0_12/saude/as-quatro-crises-do-crescimento-do-bebe.php

http://bebe.abril.com.br/01_03/educacao/como-lidar-agressividade-infantil.php

Bjks

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Castigo X Segunda-feira dia de 1000 coisas pra fazer

Olá,
Hj segunda, que dia pesado, 1000 coisas pra fazer, casa, roupa, comida, Tudo pra fazer e o Artur tadinho fica no cercadinho vendo Tv horas me requisitando, e eu me dividindo entre ficar uns minutos com ele e fazer as coisas da casa. Me corta o coração, já chorei várias vezes por isso, tudo que eu queria era pegar ele no cólo e rincar o dia todo, mas não dá, por que ele precisa de roupas limpas e comida, banho, bem estar, casa sem pó, etc.
Eu não tenho uma  pessoa que me ajude, então faço tudo sozinha! e não dá pra fazer tudo com o Artur mexendo e andando atrás de mim, ele ainda requer atenção por que é muito pequeno e não tem noção do perigo, pode cair, se machucar, eu tirei tudo de mais perigoso do alcance dele mas sempre sobra algo, quer dizer, ele descobre algo!!!

Corri com o básico hoje e as 15h coloquei o tênis nele e o deixei brincar mas ele estava com sono já, e resolveu ligar e desligar a TV sem parar, eu falando pára, não pode, vai quebrar, saia daí, e ele finge que não esta me ouvindo quero que ele olhe pra mim, quando estou falando e ele sabe, então finge que não é com ele ( isso me irrita bastante), usei todas as técnicas, de Super Nany, SOS  baba, livros, não gritei, abaixei  pra falar com ele, mostrei, desviei a atenção e ele teve um xilique, se tacou no chão, eu calmamente, o peguei e coloquei de castigo, ele chorou, soluçou, tossiu, e ficou no cercadinho uns 2 minutos e eu ao lado, ignorando o choro, com o coração despedaçado.
Peguei ele no colo e o abracei, limpei as lágrimas, dei água o acalmei, disse que o amava, e expliquei que ele tinha ficado de castigo, por não me obedecer, não pode mexer na tv por que quebra e ele não vai mais ver os desenhos, sempre peço para que ele olhe nos meus olhos e ele o faz! Finalizei o beijando, abraçando, dizendo que o amo e ele é minha vida!
O resultado? Ele vem perto da Tv, mas não mexe mais!!!!
bjks

Pressão Alta

Olá,
Vamos começar com os assuntos interessantes. Na 20ª semana fui a consulta do pré-natal normalmente, conversei com o médico sobre entrar na hidroginástica ele liberou mas só com grupo da terceira idade, bem de leve e fomos aos exames, peso, pressão, medir o tamanho do útero, tudo certinho, quando ele verificou minha pressão fez uma cara pouco agradável e o seguinte comentário: " Aconteceu o que eu sabia que aconteceria, mas não agora", Foi verificar no outro braço e me disse: " você esta com a pressão alta"!
Eu nem tive tempo de responder veio o turbilhão de perguntas e recomendações, sal? eu não como, nunca comi comida com sal coloco o mínimo pra dar gosto, minha pressão sempre foi normal, eu não tinha feito esforço, fui de carro e a hidro, estava cancelada!
Até então eu não percebi a gravidade, saí de la´com 1 receita de remédio pra pressão e recomendação para me afastar do estágio, não me esforçar e somente ir pra faculdade, fazer repouso.
O médico me perguntava se eu não sentia dor de cabeça, pressão na nuca, eu não sentia nadinha, eis que ele me fala: " nenhum incomodo no estômago?" pensei...OPAAAA, eu sinto como se tivesse um pão francês entalado no meu estômago! e bingooo; esse era meu sintoma de pressão alta.
Bem na época da gravidez tinha  uma aula na faculdade chamada Nutrição e Desenvolvimento Humano II (NDHII) e o módulo era justamente sobre recém nascidos e bebês até 1 ano de vida. Eu ja tinha estudado sobre a gravidez e ja sabia sobre a pressão alta e suas consequências.
Confesso que foi complicado fazer repouso durante todo restante da gravidez por que eu não tinha nenhum sintoma de pressão alta, então eu ia ficar deitada com mil coisas pra comprar, fazer, organizar e pensar?
Enfim, tomei o remédio diariamente e certinho, e minha pressão não abaixou, aumentava cada vez mais.
Comecei a ficar bem preocupada e o médico mais ainda, nas vésperas do natal ele me receitou mais 1 remédio, no final da gestação eu tomava 12 comprimidos por dia, minha pressão estava alta, no dia do parto eu fiz o jejum e tive que tomar os remédios também.
O repouso no final da gravidez era absoluto, eu tinha que ficar num quarto escuro, não podia falar no telefone, tomava banho sentada, só podia ficar deitada do lado esquerdo e estava apavorada.
No sétimo mês, tive um aumento de peso expressivo  10 quilos, e eu fiquei pasma, mas não era por comer demais, eu ja estava com pré-eclâmpsia moderada. A data pro Artur nascer era prevista para 9 de março de 2009  ele nasceu dia 12 de fevereiro de 2009 eu estava com 37 semanas fazia ultra som com Doppler colorido toda santa  semana e 15 dias antes do nascimento ele parou de ganhar peso. Eu rezei tanto, que  de 1 semana para outra ele ganho mais de 1 quilo e aí meu médico ,sutilmente, me avisou que o parto seria "amanhã". Eu ja estava com tudo pronto.
Meus pés estavam muito inchados, minhas pernas também pesavam demais, eu estava muito pesada, minha barriga muito grande, e eu não suportava mais meu próprio peso.
Os pés, o peso das pernas eram meus único incômodos relacionados a pré-eclâmpsia.
Todos sabemos do risco de ter pressão alta em gravidez após os 30 anos, e naturalmente a pressão sobe em qualquer mulher em qualquer idade no fim da gestação.
O que me preocupava era a hora do parto que é o momento crucial da pré-eclâmpsia, a pressão pode subir demais e nossa vida acaba entrando em risco. Mas graça a Deus deu tudo certo e contarei sobre meu parto em outro post.
O Artur nisso tudo, estava ótimo, fazendo bagunça na minha barriga, perfeito, peso, tamanho adequados, e ele continua assim até hoje, saudável esperto e perfeito, abençoado por Deus!

bjks

Os sinais e sintomas e o Instinto maternal

Desde o dia que confirmei que estava grávida, tive enjoou todos os dias durante todo o primeiro trimestre da gravidez e de 3 em 3 horas. Fui ao meu ginecologista e obstetra e sai de lá com uma receita com todos os remédios que eu poderia tomar para todos os possíveis sintomas na gravidez e por opção não postarei nomes de remédios no blog. Eu não tive enjoou tão forte a ponto de chegar ao extremo, mas eu estava conversando e de repente me subia um gosto doce na garganta como se eu tivesse comido leite condensado, minha boca enchia de água, e eu precisava mastigar algo seco e salgado para não enjoar tanto, como conseqüência disso, não comi doces a gravidez  toda.
SIM; parei de fumar e não pretendo fumar jamais de novo, o xixi era incontrolável mas após o 4º mês também se normalizou voltando a apertar no final da gravidez, eu não tive desejos, vontades e não tinha nenhuma intuição sobre o sexo do bebê.
Todos me falavam que seria uma menina, e que eu tenho cara de mãe de menina, minha barriga era redonda, fizeram uma tal simpatia de calculo e deu menina, e blá, blé, blá...eu ganhei roupas rosas, roxas, lilás, sapatos de menina, e avisava: se for menino, vc vai trocar! ( e foi o que aconteceu)
Eu mesma, não tinha preferência, queria que fosse perfeito e saudável somente isso.
Com 15 semanas eu ja tinha uma barriguinha meus seios estavam enormes e eu me sentia ótima, apenas cansada e com sono, aliás muito sono!
Ontem eu disse que ouvi uma frase da Mel lisboa, né? pois é; em um programa de TV que não costumo assistir, eu ja era mãe e ela também, o tema era relacionado  a maternidade e ela falou que era meio hipócrita uma mãe que ao saber que estava grávida, ja saia dizendo que era o maior amor do mundo que amava demais o bebê na 2ª semana de gestação, achei meio forte, mas fiquei pensando e ela tem razão; o amor vai crescendo a medida que a barriga cresce, com o passar dos dias, as novas etapas, os ultra sons e o amor de verdade vc começa a construir depois que pega seu filho no colo e passa a conviver com ele, não que vc não ame seu bebezinho na barriga na primeira semana, ainda mais se você planejou e desejou a gravidez, mas no meu caso, fui pega de surpresa e ela também deve ter sido.
No pré natal tudo estava certo, o peso correto, tamanho do útero, fiz o primeiro ultra som e ja ouvi o coração do bebê.
quanto ao instinto, do mesmo jeito que você acorda e demora pra lembrar que esta grávida, o instinto é inconsciente e incontrolável, me lembro que para trabalhar eu atravessava a Rua Augusta, e sempre me enfiava no meio dos carros, eles que parassem, e então logo depois de saber que estava grávida me peguei atravessando com calma e prestando mais atenção do que o normal, pensei: "agora preciso tomar cuidado, carrego uma vida"!
E esse é um pensamento eterno e instantâneo para o resto da vida de uma mãe que tem como responsabilidade a vida de um anjo!
Bjks

domingo, 15 de agosto de 2010

As bolinhas de papel no lixo e a polenta frita no pé!

Ontem fomos a um mega casamento de uma super amiga da faculdade, estava muito frio e como sempre, quando temos que sair, o Artur hiberna. Eu me arrumei, o papai também e o pequeno num soninho invejável.
Ele foi pro casamento um nojo de chato, por que ainda estava sonolento, mas ele se comportou como sempre, durante a cerimônia, e na festa ele se esbaldou, andou, correu, reconheceu o ambiente, as   meninas da faculdade mimando, pegando, beijando, ele adora!!!
Hoje ele acordou até que cedo, e eu morrendo de frio e sono, mas vamos lá; ele quer brincar; vamos brincar!
Eu fui arrumar meu quartinho lilás da bagunça, onde faço meus trabalhos de tricô e crochê, e ele ficou com o papai que não tem muita experiência e fica sem criatividade que diga-se de passagem temos que ter demais, por que nada entretem o Artur por mais de 5 minutos.e então deu o tempo do Artur, e ele começou a miar, juntou sono, frio, fominha da tarde, falta da mamãe por muito tempo, e a ânsia de só ficar no chão fuçando e andando pra cima e pra baixo, mas eu fui dar um banho nele e lavar o cabelo, pra secar com secador, ele cochilou por 1 hora e acordou no pique do inverno....um falador como a mãe..."babaíííí", "abô, papá", "bibi" e depois vem uma série de palavras na linguagem nenenês que só eles  entendem porém, com o tempo a gente descobre o que algumas querem dizer.
Artur é preguiçoso pra tudo, e qdo quer algo aponta e mia querendo chorar, mas ele até sabe falar porém é decido: ele só fala quando ele quer! e eu não suporto quando vem alguém aqui e fica pedindo insistentemente pra ele falar...aiiiiiiiiiii......que saco! Deixa o menino quieto, quando ele quiser ele fala! antes eu tinha receio de falar as coisas para as pessoas achava que elas iam ficar bravas comigo, mas aprendi que o filho é meu e eu tenho que falar porque a pessoa responsável pelos modos e educação dele somos nós, os pais, e é aqui em casa, portanto uma visita, não pode ditar uma regra e nem mudar a minha. Tem que ser do meu jeito do jeito que fazemos em casa, e hj falo com jeito na maioria das vezes, e se a pessoa quiser levar a mal, azar o dela!
A noite estávamos na sala o Artur esparramou muitos brinquedos e ele decidiu fazer uma faxina nos brinquedos, papéis, (pq agora ele vive rabiscando papel),  começou a amassar e jogar tudo no lixo, foi tão bonitinho vê-lo fazer bolinhas de papel e ir até o lixo jogar! ele estava se achando o útil o grandão!UMA GRAÇA!
Jantamos e ele pegou uma polenta frita comeu, pegou a segunda e começou a picar e comer, tinha polenta no cabelo, na roupa, no rosto, no ouvido e pra finalizar, ele colocou no meio dos dedos dos pés e amassou com as mãos bem forte...(lembrando que eu ja havia dado banho eeeee...lavado o cabelo)!!!!
Mas quer saber? eu ri...pq ele tem mais é que se divertir, ele estava comendo e não estragando a comida ( pq depois dessa pastitchá; ele comeu tudinho!) pq ele tem que se sujar mesmo, nada que um lenço umedecido e uma água quentinha não resolvam depois...ele é feliz, é inteligente e eu não ligo pra sujeira amanhã é segunda a gente limpa se der tempo!
Antes eu era viciada em casa limpa e até depois que o Artur nasceu, eu quase enlouqueci pq estava fazendo algo e tinha que parar pra cuidar amamentar, e largava tudo pela metade, não dava tempo de fazer o que eu havia planejado, eu quase surtei, por que eu me cobrava cumprir meu planejamento, aprendi sofrendo, que quando temos um filho não da pra planejar nada, as coisas acontecem e vamos resolvendo ali, na hora, você aprende a rebolar e dançar conforme a música e....
...NÃO HÁ NADA MAIS GOSTOSo, MELHOR E GRATIFICANTE! A PRIORIDADE É SEMPRE DELES; OS FILHOS!!!
Bjks

Como tudo começou

Eu estava totalmente focada nos meus estudos que amo demais, e fazendo um estágio em um restaurante de comida japonesa , que eu estava adorando, remunerado(o que é bem difícil) enfim, estava tudo perfeito. Eis que era mês de junho de 2008, meio frio, calor e uma virose atacou os funcionários do restaurante, todos, com vômito, moleza, sono e eu nesse barco também, mas o interessante era que meu único sintoma da tal "virose" era o cansaço e um sono excessivo, confesso que tenho muito sono e amo dormir.
Ficava todo tempo encostada, não acordava de manhã, atrasava, mas como estava em época de provas, achei que estava mesmo muito puxado, estágio das 8h as 17h e facul das 19h as 22h30 mais casa, cachorros sobrinhos, família...
Já tinha decidido que não queria ter filhos, estava com 32 anos e já tinha 3 sobrinhos que são como meus filhos e eu acreditava que não conheceria um amor maior do que o que eu sentia pelos 3 que também são meninos.
Fiquei menstruada dia 26 de maio de 2008 e meu ciclo nunca foi regular, pegou o início de junho eu estava sossegada, mas encafifada com a moleza e exausta, achava que estava com anemia, pois eu estava magérrima, abatida e muito cansada. Passou junho, começou julho e eu não menstruava, peguei meu calendário contei os dias, e pensei: Ah, sempre atrasa, até meu aniversário(12 de julho) posso ficar sossegada depois disso, se não me descer, daí me preocupo.
Chegou meu aniversário e me lembro que comi a tarde, um salgadinho de bacon mas aquele bem sem marca e não em caiu bem, eu fumava, e estava meio calor, achei que era tudo misturado, a noite pedi pra minhas amiga,s as melhores, me darem de presente chilli e então a festa foi um jantar com chilli que é apimentado, outras amigas comentaram que eu estava com cara de poucos amigos, falei que por mim, eu deitava e dormia, outras comentaram que eu não tinha nem feito as unhas pra minha festa, respondi, não posso usar esmalte no estágio.
Pós festa; uma azia desgraçada, e eu só queria beber água com gás, estupidamente gelada com 1 limão inteiro espremido sem açucar, eu queria sentir o azedo (isso se  chama picamalácia e é um sintoma da gravidez), nunca gostei de água com gás e muito menos coisas geladas; falei : foi a pimenta; DANADA!
Passaram-se os dias, e nada, eu sentia cólicas, meus seios doiam, tinha certeza que ficaria menstruada, ia de 1 em 1 minuto ao banheiro ver e nada, teve uma noite que tive um pequeno sangramento, toda feliz, coloquei o absorvente no dia seguinte; cadê? ai, ai...comecei a ficar nervosa, e meu marido falava vamos fazer o exame e eu não queria...chegou  dia 20 e alguma coisa de julho  ele falou: hj vc vai fazer o exame de sangue! e eu fui com cara de poucos amigos, entrei na sala de coleta e suava, gelei qdo falaram: o resultado sai hj, nem fui pra faculdade, estava no banho meu marido passou o exame pela janela, e os hormônios 75.000..pirei! pela tabela eu já estava de mais de 8 semanas.
Mandei msg pra todas amigas, o tel não parava todo mundo feliz e eu? foi psicológico, me deu um enjoou...minha boca encheu de água.
Enfim eu ESTAVA GRÁVIDA! e me perguntavam: e ai? como vc esta se sentindo grávida? eu respondia: só sinto coisas ruins, enjoou, sono, xixi a cada segundo e de verdade gente; demora, viu; pra você incorporar a idéia, vc acorda e não pensa logo: poxa, tô grávida! a gente acorda como acordou a vida toda, e daí quando dá o 1º enjoou é que vc lembra!
Internamente e em primeira mão, meu mundo caiu, pensei na faculdade, na minha vida eu achava que não estava preparada, que minha casa não tinha estrutura para um bebê. Eu fui uma adolescente gorda e estava com meu corpo perfeito desde os 25 anos, estava tudo certo, e agora? eu cresci ouvindo todo mundo falar que eu seria ótima mãe, amo crianças e tenho muito jeito, qdo parei de exercer minha profissão de aux. de enfermagem, pensei que se não pudesse mais ajudar os outros, pelo menos saberia como cuidar do meu filho caso ficasse doente ou se machucasse, mas desde que casei  decidi que não queria filhos, financeiramente, nós não estávamos em condições, eu nem tinha plano de saúde e isso é um post a parte!
Hj paro por aqui pra estrear e amanhã começarei com uma frase que ouvi da Mel lisboa depois que ela se tornou mãe.
Bjks a todos

Total de visualizações de página